Publicidade

04 julho 2013

Hormônio Insulina: Regulador de Glicemia - Parte 1

          O QUE É INSULINA?

       A insulina é um hormônio anabólico, sintetizado pelas células beta nas ilhotas de Langherans do pâncreas, sendo o hormônio mais importante na regulação do metabolismo energético. 

          QUAL A PRINCIPAL FUNÇÃO DA INSULINA?


      Sua principal função é regular o metabolismo da glicose por todos os tecidos do corpo, com exceção do cérebro.


       A insulina é hipoglicemiante, visto que reduz a glicemia sangüínea. A insulina atua ainda nos receptores de IGFs, o que pode contribuir de forma adicional na promoção de efeitos anabólicos no organismo. 

          Ela atua primeiramente reabastecendo as reservas de glicogênio nos músculos e no fígado. Depois disso, se os níveis de glicose sangüínea ainda forem altos, a insulina estimula o seu armazenamento em tecido adiposo. Portanto, a insulina pode auxiliar tanto no ganho de massa magra, devido à ótima captação de nutrientes e aceleração na ressíntese tecidual, como também pode ajudar no aumento da gordura corporal.

    Normalmente, a insulina é liberada em ocasiões nas quais existam altos índices de glicose plasmática, como acontece após as refeições, variando de acordo com a quantidade e o tipo de alimento ingerido. Quando os níveis sangüíneos de alguns aminoácidos forem elevados, principalmente os BCAA’S, também ocorre um aumento considerável na liberação de insulina.

          REGULAÇÃO DA INSULINA

     Sempre que os níveis de insulina forem altos, os níveis de glucagon serão baixos e vice-versa, visto que são hormônios contra-regulatórios. Como o exercício estimula a liberação de glucagon, a insulina tem sua liberação diminuída quando existe trabalho muscular, principalmente como forma de tornar a glicose mais disponível para a atividade, assim como usar gordura como fonte de energia.  
Figura 1: Regulação da glicemia pelos hormônios Glucagon e Insulina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário